Salvador


Faz 2 anos e meio que mudei para esta cidade, todo dia para mim é uma nova descoberta. Nasci em Belo Horizonte-MG mas cresci em Brasília-DF, uma cidade bem particular onde as desigualdades sociais são mais segregadas do centro da cidade. 
Ainda me é estranho tanta população em situação de rua, excesso de pessoas pedindo dinheiro, desigualdades étnicos-raciais tão explícitas entre as classes sociais ou mesmo a própria cultura baiana em que venho me adaptando.
Claro que, como assistente social já me coloquei na escuta e compartilhei relatos de muitas situações de vulnerabilidade, mas era algo que buscava no fazer profissional, não era tão cotidiano.
Moro  em um bairro periférico - Alto das Pombas, assim como em Brasília também morava em um bairro periférico de São Sebastião - inclusive o preço do meu aluguel é exatamente o mesmo. Contudo, o acesso as políticas públicas, a informalidade no trabalho e as condições de vida da população daqui me parecem bem piores. Seria o reflexo da crise econômica? Ou as desigualdades históricas norte e sul deste país? Penso que tudo isso somado.
Em contrapartida, venho me surpreendendo muito positivamente com a UFBA. De modo geral, tenho conhecido pessoas muito conscientes, debates bem engajados em meu curso e vejo uma maior conexão da universidade no ensino, pesquisa e extensão com as necessidades sociais do povo desta cidade. A UnB era incrível como os debates do Serviço Social ficavam na abstração da teoria marxista ou mesmo a quantidade de estudantes bastante alheios aos debates estratégicos para superação dos problemas urbanos, econômicos, de saúde, entre muitos outros em nosso próprio território.





Comentários